QUINTA DO AMEAL
<% call doLog("pag70_0.asp", "-",206) %> Quinta do Ameal - Quinta Premiada várias vezes e referida nas melhores revistas da especialidade, a Quinta do Ameal aposta em novos projectos da casta Loureiro, lançando o Quinta do Ameal – Escolha, considerado já como um dos melhores vinhos brancos portugueses. Este vinho 100% Loureiro, fermentou e estagiou em barricas novas de carvalho francês durante 6 meses. O carácter floral do Loureiro casa na perfeição com os aromas da Madeira, dando maior complexidade ao conjunto.

O Quinta do Ameal é já reconhecido como um dos grandes sucessos da região. Medalha de Ouro e Troféu 2000 e 2001 – C.V.R.V.V.; Medalha de Ouro Concurso de Rotulagem 2000 – C.V.R.V.V.; Prémio Melhor Compra 2000 e 2001 – Revista de Vinhos; Prémio “Os Melhores da Região” 2000 e 2001 – Revista de Vinhos.
Presente nos melhores restaurantes e garrafeiras do país, exporta actualmente para países como a Bélgica, Holanda, E.U.A., Canadá, Austrália, Espanha, Brasil, Inglaterra, Noruega, Alemanha, Áustria e Bordéus em França.

Tem também sido recentemente mencionado e reconhecido por importantes críticos internacionais como Jancis Robinson (Wine of the week ), Steven Spurrier( Decanter-Best Old World White), Hugh Johnson, Guido Francque, Tom Marthinsen, Matthew Jukes, Paula Bosch,Wine&Spirits, Harpers, Washington Post, Finantial Times, Revue des vins, entre outros.

Os vinhedos do Ameal são já referidos no Tombo velho do cartório do convento de Refóios do Lima, que foi elaborado antes de 1710. A Quinta do Ameal situa-se numa das mais ancestrais freguesias de Portugal, anterior à Nacionalidade (1143). O vinho Quinta do Ameal é produzido nesta sub-região do Lima, onde a casta Loureiro atinge maior expressão aromática e gustativa, caracterizando-se pela frescura e juventude, com realce para o seu perfume floral e frutado.

Todo o processo é feito na quinta com o máximo controlo e acompanhamento por técnicos responsáveis nas áreas enológica e vitícola, ao longo das diferentes fases: selecção criteriosa das melhores uvas, fermentação a temperaturas controladas, enxaguamento, engarrafamento e rotulagem automáticos, sempre utilizando os melhores métodos ou equipamentos de produção (bomba de massas para uvas inteiras, prensa pneumática).

Com a sua riqueza ambiental, a Quinta do Ameal, para além da vinha, revela-se na sua belíssima mata de castanheiros, nogueiras e pinheiros mansos seculares, formando um conjunto vegetativo de rara beleza junto às margens do rio Lima. Considerada uma propriedade com potencialidades agrícolas e ecológicas excepcionais, bem como um local de significado histórico, é hoje reconhecida como um dos principais produtores de vinho Loureiro nacionais que mais apostam nos projectos de evolução desta casta.